Governo Lança Programa "Acredita" para Estimular Acesso ao Crédito e Investimentos Sustentáveis

img

22

Apr

Governo Lança Programa "Acredita" para Estimular Acesso ao Crédito e Investimentos Sustentáveis

Apr, 22 2424 Novidades


O governo federal anunciou  no dia 22/04/2024  os detalhes do programa "Acredita"(Medida Provisória Nº 1213), destinado a impulsionar o acesso ao crédito e fomentar investimentos sustentáveis. Sob o guarda-chuva deste programa, foi anunciada a criação do ProCred 360, uma iniciativa focada em oferecer condições especiais de taxas e garantias para Microempreendedores Individuais (MEIs) e micro e pequenas empresas.

O programa esta alicerçado em 04 eixos e neste artigo destacamos dois deles:

Desenrola Pequenos Negócios: Trata-se de uma iniciativa do Acredita que tem como público-alvo os MEIs, as microempresas e as pequenas empresas com faturamento bruto anual até R$ 4,8 milhões e que estão inadimplentes em dívidas bancárias. Segundo a Serasa Experian, cerca de 6,3 milhões de micro e pequenas empresas estavam inadimplentes em janeiro de 2024, maior número da série iniciada em 2016.

Procred 360: uma política de estímulo ao crédito para MEIs e microempresas, com faturamento até R$ 360 mil ao ano. “Esse grupo de pessoas, os MEIs e as pessoas que faturam até 360 mil reais por ano, que são os micro, eles nunca conseguiam crédito. Quando chegavam no banco, o grande já tinha tomado o dinheiro. Agora, não. Esse dinheiro é para eles. Eles têm 60 meses para pagar num juro que vai equivaler a um pouco mais de 1% ao mês. Isso equivale a menos da metade do que o mercado hoje oferece para essas pessoas, menos da metade do que custa ou custaria num banco comum”, detalhou o ministro. O Procred 360 terá como taxa de juros a Selic + 5% ao ano.